Quando você deve refinanciar seus empréstimos?

Decisões financeiras são sempre difíceis de serem tomadas, pois envolvem muitos fatores. Refinanciar empréstimos ou outras dívidas pode ser bom ou ruim, tudo vai depender das condições e benefícios reais que isso pode trazer para sua vida financeira.

No mercado há diversas opções de empréstimos, cada um com diferentes condições e taxas de juros. Existem empréstimos para negativado, empréstimo pessoal online, em cheque, pessoal, consignado, cada um deles pode ter uma taxa de juros bem diferente. As taxa de juros menores costumam ser mais interessantes, principalmente em caso de empréstimos que serão pagos em parcelas longas, com isso o valor do juros pago também é maior. Ao adquirir um esses fatores devem ser analisados antes.

Às vezes o pagamento do empréstimo pode começar a comprometer o orçamento mensal, nesses casos é possível refinanciar a dívida. Um dos mais comuns a serem refinanciados é o crédito consignado, que é o empréstimo com desconto direto em folha de pagamento ou benefício ,muito usado por servidores públicos e beneficiários do INSS.

Veja as razões que pode ser preciso um refinanciamento de empréstimo

1. Emergências: às vezes surgem emergências financeiras, e com o orçamento apertado pode ficar difícil pagar em dia as parcelas do empréstimo, nesse caso um refinanciamento pode ajudar nesse momento, verificar se realmente é preciso e quais serão as condições do refinanciamento devem ser bem pensadas antes de qualquer decisão.

2. Taxa de juros: ao refinanciar o empréstimo é possível ter taxa de juros mais baixas, pode ser uma boa opção ao que tem acesso a taxa de juros menores refinanciar seu crédito consignado, por exemplo.

3. encurtar prazo: Existem também casos onde o cliente deseja diminuir o prazo para pagar suas parcelas do empréstimo, com isso o valor pago pelas parcelas tende a subir, porém ao longo prazo pode ser bom já que muitos economizam e pagam menos juros pagando em menor tempo.

4. Dinheiro extra: ao refinanciar o empréstimo é possível obter um valor extra que pode ser usado para emergências ou para adquirir um bem que terá muito mais lucro, ou que seria muito mais caro ao ser adquirido com outras linhas de crédito.

Com refinanciar um empréstimo?

É possível de maneira simples e rápida refinanciar empréstimo, cada instituição possui condições e termos exclusivos para esse tipo de operação.

A solicitação deve ser feita para a instituição em que deseja refinanciar o crédito. Muitos podem achar esse procedimento complexo, porém é um procedimento comum e muito realizado no país.

Esse procedimento pode ser de grande ajuda, principalmente para os que estão com outras dívidas e comprometimento em suas finanças. Com a financiamento é possível por fim a dívidas que possuem altas taxas de juros.

No caso do consignado é definido que o contratante deve ter pago um mínimo de 30% do empréstimo para que possa solicitar o refinanciamento. Cada instituição define esses termos nos contratos que são previamente assinados antes dos valores do empréstimos serem transferidos para a conta do cliente solicitante.

Algumas empresas também atuam pela internet, o que facilita os que desejam fazer esse tipo de procedimento sem sair de casa, essas mesmas empresas oferecem empréstimo pessoal online, e outras linhas de crédito.