Quando começar a ensinar as crianças sobre dinheiro?

O valor do dinheiro deve ser ensinado desde a infância, as crianças devem ser ensinadas a usar de forma correta pequenos valores desde muito cedo, isso faz com que os pequenos aprendam a valorizar de forma correta o dinheiro.

As crianças são inteligentes e mesmo não sabendo a complexidade que envolve a vida financeira, podem e devem ser ensinadas como melhor usar o seu dinheiro desde pequenas.

Existem muitas maneiras de ensinar as crianças de forma eficaz sobre o valor do dinheiro, porem essa tarefa deve ser primeiramente dos pais, em seguida dos professores na escola, pois um cidadão bem educado desde a infância sobre a vida financeira tende a ser muito mais prudente e consciente no futuro.

Com o passar dos anos é possível explicar sobre empréstimos como o empréstimo na hora, empréstimos em geral e como eles funcionam, assim como toda as partes importantes das finanças pessoais.

10 dicas para ensinar as crianças sobre dinheiro

1.Mesada: ao oferecer um valor mensal de mesada a criança é possível começar a ensinar sobre o dinheiro. Explicar como a criança deve administrar o valor ganho é ideal para que quando essa criança cresça consiga administrar seu salário.

2.Guardar: incentivar a criança a economizar também é uma das tarefas de ensinar sobre dinheiro. explicar a importância de sempre guardar um pouco do dinheiro ganho.

3.Consumo: explicar sobre consumo e consumo consciente, e explicar que o dinheiro é um bem finito que não está a disposição sempre que queremos.

4.explicar sobre crédito: explicar como funciona o sistema bancário, créditos e suas variações, como empréstimo na hora e outros que são oferecidos e como e quando podem ser usados.

5.supermercado: ir ao supermercado pode ser uma verdadeira diversão para as crianças, porém os pais devem usar esse “passeio” para explicar sobre preços, e formas de economizar o dinheiro com as compras.

6.objetivos: motivar a criança a ter um objetivo que deve ser comprado com o dinheiro de sua mesada é um bom exercício, desse modo a criança aprende que deve economizar até conseguir comprar o que deseja.

7.generosidade: além de ensinar sobre dinheiro é possível ensinar junto sobre generosidade, e estimular a criança desde cedo o valor de ajudar e separar uma quantia para ajudar os que têm menos condições financeiras.

8. prosperidade: ensinar a prática do desapego, e não acumular coisas é um bom exemplo para as crianças sobre prosperidade financeira não tem haver com excesso de bens e sim com finanças equilibradas.

9.exemplo: os pais são grande exemplo dos filhos, ter uma vida organizada em todas as áreas faz com que a criança tenha bons exemplos em casa, e isso vai refletir na vida da criança até sua fase adulta. Os pais devem evitar dívidas, e escolher as formas melhores para obter crédito como é o caso do crédito consignado que tem as menores taxas do mercado.

10.shoppings:

Com essas dicas fica muito simples ensinar aos pequenos o valor e o objetivo do dinheiro, tornando os pequenos muito mais conscientes e adultos prudentes e bem educados sobre finanças, crédito consignado, conta corrente, empréstimos, investimentos e outras informações necessárias sobre finanças.