Credito Consignado

Solicitar empréstimo pode causar um pouco de dúvidas de quais são as melhores opções para cada perfil de consumidor e necessidade. Um dos mais solicitados são os empréstimos consignados, conhece sobre esse empréstimo?. Veja as diferenças, vantagens, desvantagens e requisitos para solicitar o crédito consignado.

Os brasileiros utilizam bastante diversos tipos de crédito disponíveis no mercado, seja o pessoal, consignado, empréstimo para negativados, ou outros tipos. Conhecer as especificações e particularidades de cada um pode fazer a diferença na decisão de solicitar e ter seu crédito aprovado.

O crédito consignado tem termos distintos do crédito pessoal, onde o consumidor paga uma taxa de juros um pouco mais elevadas, já no consignado as taxas costumam ser menores e condições melhores para grande parte dos consumidores, porém não é um crédito oferecido a todos os perfis de clientes. As empresas e bancos oferecem o consignado para clientes com perfil desejado, e com as exigências mínimas para essa modalidade de crédito.

credito consignadoO que são empréstimos de folha de pagamento?

São empréstimos onde o valor da parcela são debitadas diretamente na folha de pagamento, ou seja, no salário ou benefício do consumidor.

Empréstimos em folha de pagamento são geralmente oferecidos a clientes que possuem bom relacionamento com o banco ou instituição financeira, ou ainda para servidores públicos, pensionistas e também para os aposentados do INSS. O débito é feito antes do benefício do consumidor, assim quando seu salário, aposentadoria ou pensão são creditados em sua conta, o valor do consignado já foi descontado.

Para os bancos e financeiras esse tipo de perfil e modalidade de crédito tem menores chances de sofrerem de inadimplência, com isso as condições desse crédito são melhores que a do crédito pessoal. O crédito consignado pode ter uma taxa de juros entre 1,0 % até mais de 6,0 % ao mês. A taxa de juros varia de acordo com o banco ou instituição financeira e também com o relacionamento do cliente com a instituição e outros fatores.

Quando você deve pedir um empréstimo de folha de pagamento?

O empréstimo para assalariado ou para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ser solicitado em qualquer banco ou empresa que ofereça esse tipo de crédito. O crédito pode ser solicitado a qualquer momento que o consumidor desejar. Saiba as melhores ocasiões para solicitar esse tipo de crédito:

  • Pagar dívidas: dívidas de rotativo de cartão de crédito não são aconselháveis, devido a sua alta taxa de juros, um consignado possui taxas bem menores, e pode ser uma boa opção nesses casos.
  • Compras: comprar bens como veículos com o valor obtido do empréstimo consignado é uma escolha de muitos consumidores, que veem a taxa de juros cobradas no consignado bem menores que em muitos financiamentos de veículos.
  • Investimento: investir em um imóvel ou dar um entrada requer um valor razoável, muitos recorrem ao consignado para realizar o sonho da casa própria ou investir em um negócio próprio, já que as taxas são bem menores que a do financiamento imobiliário, por exemplo.

emprestimos consignadosComo solicitar um empréstimo consignado?

O crédito consignado pode ser solicitado diretamente no banco ou empresa que oferece o crédito, no mercado atual é possível encontrar empresas que oferecem o crédito com simulação e aprovação de forma presencial ou online através da internet.

Para solicitar o consignado é preciso levar toda a documentação pessoal necessária e exigida pela instituição, além do comprovante de renda ou benefício no caso de empréstimo consignado inss. Na internet, para consignado online, a documentação é toda enviada na plataforma da instituição.

Na instituição ou plataforma online é possível solicitar e fazer a verificação de todas as condições do consignado oferecido. Após a simulação e aprovação do consignado, o consumidor deve verificar e assinar o contrato do crédito, que possui todos os termos e responsabilidades de cada uma das partes envolvidas na operação, consumidor e instituição financeira.

Após a assinatura do contrato, em pouco tempo, o valor solicitado é creditado na conta do cliente, que pode usar o valor da forma que for desejar.

Vantagens e desvantagens dos empréstimos consignados

Vantagens

  • Fácil e rápido: os consumidores que se enquadrem nas exigências das instituições podem solicitar e ter seu crédito aprovado e pronto para uso de forma simples e rápida. O cliente que desejar antecipar as parcelas de seu empréstimo pode fazer em qualquer momento, e ganhe descontos consideráveis ao antecipar as parcelas do consignado.
  • Pagamento em comodidade: o pagamento é feito direto na folha de pagamento do trabalhador associado à empresa conveniada ao banco ou instituição, e também na folha de pagamento dos servidores públicos, sejam eles municipais, estaduais ou federais, e também direto no benefícios dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
  • Prático: não é necessário nenhuma garantia de pagamento, como bens imóveis ou móveis, como acontece com outros empréstimos e também não há necessidade de fiador.
  • Controle: o crédito consignado  oferece controle ao consumidor, pois a suas parcelas não podem ultrapassar 30% da renda mensal do contratante.

Desvantagens

  • Pagamento: a principal desvantagem do empréstimo consignado inss é que não há opção de mudar a forma de pagamento, os descontos das parcelas sempre serão feitos diretos em folha de pagamento ou benefício do INSS.

emprestimo consignado inssTermos e requisitos para obter um empréstimo de folha de pagamento?

Os termos e requisitos para solicitar um crédito consignado variam conforme a empresa ou banco que o oferecem, os mais comuns são:

  • O solicitante deve ser empregado público, ou ser empregado em empresa conveniada a instituição financeira para realizar a solicitação de empréstimos consignados.
  • Ser aposentado ou pensionista de forma permanente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sendo o seu desconto feito diretamente no benefício do aposentado ou pensionista do INSS, conforme as parcelas, prazo e taxa de juros definidas e aceitas por ambas as partes na contratação do crédito.
  • O valor das parcelas do crédito consignado não deve, por lei, ultrapassar a porcentagem de 30% da renda mensal do contratante do empréstimo junto a instituição financeira;
  • Seja em caso de trabalhador público ou de empresas conveniadas, ou beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), todos os descontos do empréstimo serão realizados diretamente na folha de pagamento ou benefício, não sendo possível alterar a forma de pagamento desse tipo de empréstimo.
  • A aprovação do empréstimo consignado inss e também para trabalhadores em empresas conveniadas ou para funcionários públicos, pode ou não ser aprovado, dependendo dos critérios e exigências de cada instituição que oferece o crédito.